Redes e Segurança – O seu negócio está protegido?!

Vivemos em tempos de incerteza! As empresas têm de estar preparadas para implementar, de uma forma rápida e efetiva, soluções de Cloud e de trabalho remoto. No entanto, isto faz com que, também, seja necessário assegurar a segurança dos seus dados, assim como o acesso e a transmissão destes online.

Aliás, notamos que em tempo de desastre ou pandemia, as empresas ficam ainda mais suscetíveis a ataques informáticos. Algo que podemos confirmar pelos casos de ataques informáticos que, ultimamente, as grandes empresas têm sido alvo. Confirmamos assim que, sem os devidos sistemas de segurança e a implementação de boas práticas online, a sua empresa pode ficar exposta a vários tipos de ameaças à sua segurança informática.

Neste contexto, e para assegurarmos que mantém os seus dados seguros, queremos alertá-lo para os mais frequentes tipos de ataques informáticos, bem como a solução de proteção e ainda as boas práticas que pode implementar, para que possa trabalhar em segurança! Vejamos…

 

Os principais tipos de ataques informáticos

Phishing – Emails aparentemente legítimos

Esta forma de ataque informático é uma das mais comuns, e os seus colaboradores devem estar alerta!

O Phishing acontece quando lhe enviam emails falsos, mas que aparentemente parecem ser de fontes seguras. Posteriormente, estes emails, contém links que o redirecionam para websites falsos. Após clicar nesses links, e aceder a essas páginas, os atacantes utilizam várias técnicas para lhe pedirem os dados de cartões de crédito, números de contas bancárias, entre outros.

Atualmente, este tipo de ataques evoluiu ainda para a nuvem, uma vez que as empresas tendem a adotar, cada vez mais, sistemas de produtividade baseados na Cloud, tais como o Office 365.

No entanto, a mais valia, é que esses sistemas, que são bastante úteis para a produtividade do seu negócio, costumam oferecer um conjunto de soluções de proteção, incluídas nos seus serviços. Conheça aqui as vantagens dos serviços Cloud e, caso necessite de mais informação, contacte-nos.

Ransomware – Resgates Informáticos

O Ransomware tornou-se extremamente popularizado nos últimos tempos, devido à cadeia de ataques que têm acontecido a grandes empresas. Este tipo de ataque, que restringe o acesso ao sistema dos computadores da sua empresa, exige algum tipo de pagamento para que a restrição seja removida… o conhecido resgate.

A empresa “cai” neste ataque após abrir um anexo de email ou website infetados. Nos dias que correm, ao armazenar e partilhar ficheiros na nuvem (Dropbox, OneDrive, etc.), as empresas encontram-se mais suscetíveis a estes ataques, pois a sincronização de dados e ficheiros automaticamente, em vários dispositivos, constitui um canal de propagação do Ransomware.

Assim, é imperativo proteger o seu sistema, para que não seja suscetível a este tipo de ataques. Consulte-nos e conheça as nossas soluções!

As diversas formas de Malware

Malware é, como o próprio nome indica, um “software malicioso”. Este, permite entrar, controlar os seus dispositivos e adquirir dados, sem que, muitas das vezes, o utilizador se aperceba.

Em termos de propagação, o Malware pode ser propagado através de websites, com conteúdos maliciosos, ou arquivos de email infetados. Para além disso, pode também ser propagado através da partilha de ficheiros em Cloud (Dropbox, OneDrive). Onde, ao sincronizar os seus vários dispositivos, se torna um canal de propagação, do mesmo modo que o Ransomware.

As ameaças podem também ser internas

Muitas das vezes, as ameaças podem ser internas! No entanto, isto não significa que sejam atos intencionais. Muitas das vezes, resultam de um erro, de uma ação impensada de um colaborador, ou de, apenas e simplesmente, falta de formação.

No entanto, atenção, estes ataques poderão também ser intencionais! Quando um colaborador faz abuso do se acesso que tem, às redes e sistemas de armazenamento de dados da empresa. Deste modo, convém ter fortes políticas de segurança, que estejam preparadas para o fator humano. Nomeadamente, sistemas de alertas administrativos, e de restrições de acesso.

Ataques DDoS

Apesar de ser um tipo de ataque informático bastante diferente dos identificados anteriormente, os DDoS Attack são extremamente fáceis de realizar, e bastante comuns no universo digital. Podemos até considerar este tipo de ataque é um efeito inevitável, para quem tem algum tipo de presença online.

O objetivo de um ataque DDoS é a negação de um serviço online. Resumidamente, consiste no envio de uma grande quantidade de pedidos (podemos também chamar de solicitações), durante um determinado período, com o objetivo de subcarregar um site, ou outro tipo de serviço online, para este entrar em colapso. Ou seja, aquando de um ataque deste tipo, o seu site receberá centenas, talvez até milhares, de pedidos de acesso, vindos de múltiplas fontes, e durante um período que pode ir até a várias horas.

Tendo em conta a complexidade deste tipo de ataque, estamos neste momento a produzir um artigo, onde explicamos detalhadamente este assunto… subscreva a nossa newsletter e fique atento, pois será publicado muito em breve!

Boas práticas que pode implementar na sua empresa

Como já conferimos, a constante evolução digital, e a crescente expansão do teletrabalho, para além das mais valias que trazem, também tornam a sua empresa mais suscetível a ataques informáticos. A boa notícia é que existem também excelentes soluções de proteção, imprescindíveis para que continue a operar o seu negócio de forma segura e eficiente.

Apesar do crescimento destes ataques, existem soluções efetivas de proteção, que poderá implementar na sua empresa, como por exemplo, sistemas de Firewall, ou de Cloud Security.

 Caso necessite de apoio, não precisa de se preocupar… contacte-nos! A Datasolid tem todos o recursos, parceiros e técnicos necessários à correta auditoria e implementação destas soluções.

No entanto, para além das soluções de proteção, existem um conjunto de boas práticas que poderá adotar para que se possam ajudar a prevenir estes ataques informáticos. Vejamos algumas…

Trabalho remoto em segurança

A situação pandémica, em que vivemos atualmente, obrigou muitas empresas a colocar os seus colaboradores em teletrabalho.

No entanto, é importante que as empresas invistam num acesso seguro. Aconselhamos que a sua ligação seja feita através de uma rede virtual privada (VPN), de modo a que os seus colaboradores possam aceder aos ficheiros da empresa por “caminhos seguros”. Uma VPN garante ainda que os dados da sua empresa ficam seguros, mesmo que os seus colaboradores estejam a trabalhar a partir de casa.

Ter um plano em caso de desastre

Apesar de todas as soluções de segurança existentes, nenhuma empresa está livre de desastres! Aliás, como conferimos diariamente, as maiores empresas, com os melhores sistemas de segurança, costumam ser as mais atacadas!

Assim, mediante um ataque informático, a empresa tem de ter um plano que contemple:

      • Uma alternativa de trabalho remoto seguro;
      • Um sistema que garanta a segurança dos dados;
      • No caso de perda de informação, um plano de recuperação de dados;
      • Canais de comunicação eficientes entre colaboradores, para além do email; e
      • Meios de alerta e formação dos colaboradores.

Consciencializar para os ataques informáticos baseados no medo

As pessoas vivem numa época de incerteza, e o ambiente é muito propício para os ataques informáticos que se aproveitam do sentimento de medo.

Deste modo, é importante consciencializar os seus colaboradores para que tenham cuidados redobrados, no que toca à abertura emails e websites que aparentam ser de fontes seguras. Não confie apenas no antivírus que tem instalado no seu sistema, invista na formação dos seus colaboradores, pois a segurança começa neles!

Concluímos, informando que, caso necessite de ajuda, a Datasolid tem todos o recursos, parceiros e técnicos necessários à correta auditoria e implementação destas soluções. Se tiver alguma questão, ou quiser saber quais são as soluções de proteção para a sua empresa, contacte-nos… estamos inteiramente disponíveis para o esclarecer.


* Este artigo meramente informativo e não dispensa uma análise minuciosa ao seu caso especifico. Para mais informações contacte-nos!