Ataque DDoS – O que é, qual é o impacto e como se proteger?

Vivemos num mundo onde, cada vez mais, tudo acontece online. Isto faz com que a web tenha um volume de dados exponencialmente elevado. O que, por consequência, aumenta a possibilidade desses dados serem atacados!

Aliás, já publicámos um artigo, recentemente, onde referimos os principais tipos de ataques informáticos e como se poderá proteger, da melhor maneira, desses ataques. Também nesse artigo, falámos muito sucintamente de um ataque conhecido como DDoS. Tendo referido que, devido à sua complexidade, produziríamos um artigo exclusivo a este ataque informático… pois bem, prometido é devido!

Os ataques DDoS tornaram-se então cada vez mais frequentes, principalmente se o seu website for bem-sucedido, o que o torna mais vulnerável. Mas não se preocupe, porque existe solução de proteção para prevenir este tipo de ataques.

No entanto, antes de chegarmos à solução, queremos esclarecê-lo à cerca de certos pontos importantes no que toca a estes ataques. Vejamos…

O que significa um DDoS Attack?

Na sua forma mais básica, é simplesmente uma negação de serviço distribuído. E o que é que isto quer dizer? Basicamente, trata-se de um site a ser inundado por pedidos, num curto espaço de tempo, com o objetivo de o sobrecarregar, e este colapsar.

Quanto o seu website é atacado, vai receber um número estranhamente elevado de pedidos de várias fontes, num período. Estes pedidos são enviados de forma automática e de fontes limitadas. Por consequência, quando é excedido a capacidade limite, ou recursos, do servidor do seu website, o seu nível de serviço pode sofrer de duas formas:

    • A resposta às solicitações torna-se mais lenta do que o normal; ou
    • As solicitações dos usuários podem ser totalmente ignoradas.

Este ataque, por si só, apenas sobrecarrega ou colapsa o seu site, não acede aos seus ficheiros. No entanto, entre outros impactos, podem tentar pedir-lhe uma quantia monetária para irromper o ataque, e para que os serviços do seu site voltem ao normal.

Quais são as causas deste ataque?

Poderá questionar-se: “O que leva a alguém querer apenas sobrecarregar o meu sistema?”. As razões são variadas, mas acontece, principalmente, da parte da concorrência ou resultado de denuncias devido ao conteúdo. Vejamos com mais detalhe…

Ataques DDoS pela concorrência

Nem sempre os seus concorrentes tentam superá-lo através de melhores estratégias de marketing, ações promocionais ou melhor conteúdo. Existem sempre medidas mais extremas, e este ataque é uma delas.

Na prática, a concorrência contrata alguém para realizar um ataque DDoS, que deixa o seu website em baixo.  E, se o seu site estiver com problemas de navegação, o mais certo é que os visitantes procurem visitar os da concorrência!

Ataques DDoS pelo seu conteúdo

Outra das causas é relacionada com o conteúdo existente no seu site. Ou seja, se o conteúdo do seu website tratar questões controversas, poderá sofrer ataques por parte de pessoas que discordem da sua posição. Quando sofre o ataque, o seu site fica offline e, por consequência, perde-se o acesso a essa informação.

Ataques DDoS na Política

Seja um website de um partido político ou organização, com uma causa específica, pode sofrer ataques por parte de oponentes, ou fontes externas. Isto pode originar desordem no debate político ou, como já conferimos em causas anteriores, privar as pessoas de acederem ao seu conteúdo.

Que consequências traz um ataque DDoS?

Que consequências traz um ataque DDoS?

As consequências que advém de um ataque DDoS são várias, dependem da natureza do ataque, mas também de quão preparado o seu website está, em termos de segurança. No entanto, de entre das principais causas, destacamos:

Inatividade

O tempo que demora a resolver o problema da indisponibilidade do seu website, mais tempo fica inativo. Isto pode afetar o seu SEO e perde classificação nos motores de pesquisa, como o Google.  Isto porque, quando o seu website está sobrecarregado, terá um erro de “bad gateway 502”, o que impacta negativamente o seu ranking.

Servidor e hospedagem

Quando recebe este tipo de ataques de forma regular pode ter problemas com a hospedagem do site, até porque pode afetar também outros websites do mesmo servidor. No entanto, um bom fornecedor de hospedagem disponibiliza ferramentas para a proteção do seu website.

Vulnerabilidade

Este tipo de ataques tornam o seu website mais suscetível de ser hackeado, pois os sistemas de segurança também podem ter sido colocados offline.

Perda de tempo e dinheiro

Solucionar um ataque DDoS demora algum tempo, e também significa perda de dinheiro. Dependendo da gravidade do ataque, podemos ir desde um impacto elevado no SEO e o desempenho do seu website, até à perda total do seu website e do seu conteúdo. Se o seu negócio for sustentando, por exemplo, por uma loja online, teremos como consequência um impacto direito nas suas vendas.

Estes pontos levantam uma questão muito pertinente, que é a importância de investir em segurança para o seu website, mas também a implementação de boas práticas de segurança, e que podem ajudar a diminuir os impactos destes ataques. A Datasolid tem soluções de segurança que o vão ajudar. Estamos inteiramente disponíveis para o esclarecer, contacte-nos!

O que o pode tornar vulnerável aos ataques DDoS?

Apesar de ser um ataque bastante comum, nem todos os sites têm o mesmo grau de risco. Tudo depende de uma série de fatores, que podem aumentar a vulnerabilidade, e que enunciamos de seguida…

Hospedagem de baixo custo

Pode parecer que é preferível escolher o método de hospedagem mais barato. No entanto, tenha em atenção os riscos que acarreta.

Em primeiro lugar, como a hospedagem é barata, significa que o fornecedor tem um elevado número de clientes no mesmo servidor. Ou seja, se um dos outros clientes sofrer um ataque, pode também sofrer com isso.

Também, ao adquirir uma hospedagem barata, não irá ter serviços de apoio, nem vai ser avisado que está sob um ataque. Não terá backups regulares e não fazem restaurações ao website. Pois, muitas das vezes, uma vez que praticarem preços mais baixos, cortam no suporte.  Tenha atenção!

Falta de preparação

É obvio que, se preparar-se para este tipo de situações, terá uma resposta mais rápida e eficiente ao ataque, diminuindo ao máximo as perdas para o seu negócio. Isto porque, conseguirá restaurar a atividade do seu website de forma rápida, muitas vezes, quase como se não tivesse parado.

Para isso, pode seguir as seguintes indicações:

    • Instalar softwares de segurança ou utilizar alertas do fornecedor de hospedagem;
    • Fazer backups regulares;
    • Atualizar o website frequentemente.

Agora poderá estar assoberbado com tantas informações. Compreendemos que é difícil assimilar todas estas questões. No entanto, a Datasolid está inteiramente disponível para o esclarecer.

Até lá, vamos apresentar-lhe algumas soluções para proteger o seu website.

Como proteger o seu website contra ataques DDoS?

Como proteger o seu website contra ataques DDoS?

Pode estar a pensar que tudo isto requer um grande investimento em medidas de segurança. Mas queremos tranquilize… desde já, fique a saber que existem várias medidas, assim como vários sistemas, que vão de acordo com o seu orçamento, e com as suas preferências.

Fornecedor de hospedagem

Pode procurar junto do seu fornecedor de hospedagem, algumas funcionalidades que podem diminuir os riscos de ataque DDoS. Por exemplo, o Firewall da Google Cloud (GCP), fixa um equilíbrio de carga, o que torna mais difícil a passagem de um ataque DDoS.

Outra possibilidade é o Bloqueio GeoIP, que deteta um ataque DDoS, alerta-o e bloqueia a área geográfica de onde está a surgir o ataque. De forma adicional, pode ainda bloquear os IP’s individualmente pela opção Negação de IP”.

Porem, estas medidas não oferecem proteção total contra os ataques, apenas reduzem a sua probabilidade de ocorrência.

Cloudflare

Cloudflare é um fornecedor de redes de entrega de conteúdo, e que pode proteger contra ataques e hacks. Este serviço consegue, basicamente, aceder à origem dos ataques e bloquear os respetivos endereços de IP. Para além disso, é uma rede que está ativa e a funcionar constantemente. Ou seja, está a identificar possíveis ataques 24h por dia.

Sucuri

À semelhança do Cloudflare, a Sucuri tem recursos de segurança e monitoramento. Ou seja, vai estar atenta a todos os movimentos que indiquem ataque e no caso deste acontecer mesmo, irá trabalhar para o colocar funcional o mais rápido possível.

Apesar destes ataques terem a capacidade de gerar elevadas perdas para as empresas, pode sempre contar com sistemas de segurança, de backups e de recuperação de dados, que o vão ajudar a defender o seu negócio. Não perca tempo… comece já a implementar serviços e boas práticas de segurança.

Ao investir em sistemas de segurança para o seu website, está a garantir que não há ataque informático que o faça perder dinheiro! Um pequeno investimento agora, pode prevenir perdas futuras! Contacte-nos para mais informações!


* Este artigo meramente informativo e não dispensa uma análise minuciosa ao seu caso especifico. Para mais informações contacte-nos!