A Datasolid também é sinónimo de Marketing Digital!

A Datasolid é uma empresa da área de Tecnologias de Informação e Comunicação. De uma forma inovadora e criativa, disponibilizamos serviços de elevado prestígio e qualidade.

Estes serviços centralizam-se maioritariamente em: Soluções de Gestão Empresarial; Redes e Segurança; e mais recentemente o Marketing e Comunicação Digital.

O Marketing Digital é umas das melhores formas de fortalecer a sua imagem, a comunicação com potenciais clientes e, por consequência, as suas vendas, através da criação e distribuição de conteúdo relevante, constante, coerente e de valor.

Marketing e Comunicação Digital

Com a crescente importância do marketing digital no dia-a-dia das empresas, a Datasolid decidiu alargar a sua oferta de serviços!

Englobar o Marketing Digital na nossa oferta atual, surgiu como uma medida estratégica necessária, e essencial, para alcançarmos o nosso principal objetivo, enquanto empresa… FAZER O SEU NEGÓCIO CRESCER!

Assim, com o apoio dos nossos parceiros na Localstar Media, estamos agora, mais que nunca, preparados para o ajudar a otimizar a comunicação digital da sua empresa!

Vejamos, com mais detalhe, a nossa oferta no âmbito do Marketing Digital….

Planeamento estratégico (Planning)

Planeamento estratégico (Planning)
Planeamento estratégico (Planning)

No mundo do Marketing Digital, a criação de uma estratégia personalizada e adequada à sua realidade é, inquestionavelmente, sinónimo de sucesso!

Com foco na criação e distribuição de conteúdo relevante, constante, coerente e de valor, o planeamento de uma estratégia de Marketing Digital, é essencial na atração, retenção e fidelização do seu público alvo específico!

De uma forma simplificada, é tudo uma questão de definir:

    • Quem é o seu público alvo
    • O que é que ele valoriza
    • Como e onde vou comunicar

Quando desenvolvida e implementada corretamente, criamos uma forma adicional de relação com o nosso público, que resultará em confiança.

“86% of highly effective organizations have someone steering the direction of their content strategy.” – in Content Marketing Institute

De uma forma resumida, podemos dizer que o Marketing Digital é o veículo, que nos leva de encontro com o nosso público alvo, e o conteúdo é o combustível que o alimenta.

Deste modo, podemos afirmar que o planeamento, e implementação, de uma estratégia relevante, nos dá a oportunidade de responder às perguntas do nosso público alvo, e de estar presente sempre que eles necessitam!

E você… já definiu uma estratégia de comunicação para a sua empresa?! Nós podemos ajudar!

Branding & Design Gráfico (Graphic Design)

Branding & Design Gráfico (Graphic Design)
Branding & Design Gráfico (Graphic Design)

Podemos afirmar que a imagem da sua marca, ou empresa, é composta pelos elementos gráficos que a acompanham.

A elaboração desses elementos deve ser feita tendo em consideração, não só, o que é mais apelativo para o seu público alvo, mas também as tendências atuais do mercado em que atua. Por outro lado, o input do cliente sobre como quer que a marca seja vista pelo público, também é um fator importante. É a fusão entre estes dois fatores que fazem com que, na maioria das vezes, a sua imagem seja reconhecida, eficaz e harmoniosa.

No decorrer do desenvolvimento do seu Branding, deverá ainda ter em conta dois aspetos relevantes:

    • O Logotipo – Deverá acompanhar todos os elementos da sua marca. Sejam estes partilhados online, ou offline, desde publicações, artigos, newsletters até aos outdoors, merchandising e outros elementos publicitários. O Logotipo deve ser o seu selo de qualidade, entre a sua marca e o seu publico alvo.
    • Design e cores – É importante que todos os seus materiais gráficos estejam em constante conformidade com as normas definidas no seu branding. Estas normas (cores, alinhamentos, elementos gráficos, slogans, entre outros), devem ainda estar definidas no seu Manual Gráfico! Deste modo, quaisquer desenvolvimentos gráficos produzidos irão ser reconhecidos, como elementos da sua Marca, pelo seu publico alvo.

Mais do que uma imagem, o branding é o que define a personalidade da sua empresa. O que faz com que o seu publico alvo o reconheça apenas, e simplesmente, pela sua imagem de marca!

A questão que deve colocar a si mesmo é: “Sou reconhecido simplesmente através da minha imagem? E… será que necessito de ajuda?”

Design e implementação de websites (Web Design)

Design e implementação de websites (Web Design)
Design e implementação de websites (Web Design)

No Marketing Digital, podemos definir o Website como um dos meios mais eficazes de comunicação com o seu publico alvo.

O seu Website deve ser visto como a representação digital da sua empresa, agindo como o primeiro nível de contacto entre a sua empresa e o seu público alvo… e podemos concordar que a primeira impressão conta muito!

Qualquer que seja a sua necessidade, convém dar enfase a alguns pontos:

    • Web Design – O design do seu Website deve ser estabelecido consoante a imagem da marca, de forma simples e intuitiva… Deixa o seu espaço digital clean e apelativo para o seu público alvo.
    • Implementação – A implementação do Website deverá só ser feita após o processo de design estar definido e concluído. Utilize um CMS (Content Managment System) adequado à sua realidade e que seja de fácil utilização.
    • SEO (Search Engine Optimization) – O seu website tem bastante importância! As páginas do seu Website devem ser encontradas, pelo seu público alvo, nos motores de busca mais utilizados.
    • Conteúdos – Uma das formas mais eficazes de subir, organicamente, nos rankings dos motores de pesquisa é tornar-se especialista no seu setor. De forma regular, publique e promova conteúdos relevantes e de valor, relacionado com a sua área de atuação.

A publicação e promoção de conteúdos relevantes, constantes, coerentes e de valor, relacionados com a sua área de atuação, também tornam o seu Website num importante repositório de informação. Para além disso, o Website é um importante meio para atrair novos clientes, através da implementação de estratégias que convertam os visitantes em leads.

Já tem uma forte presença online? Acabou de criar uma empresa e quer estabelecer a sua presença digital? Já tem Website, mas este não está de acordo com os seus parâmetros de qualidade? Nós podemos ajudá-lo a responder a estas questões! Contacte-nos

Email Marketing / Automação de Email Marketing

Email Marketing / Automação de Email Marketing
Email Marketing / Automação de Email Marketing

O Email Marketing é uma técnica bastante importante na comunicação com os seus clientes. Considera-se uma importante estratégia, não só, para comercializar produtos e serviços, mas também, para reforçar o relacionamento com o seu público alvo, através do uso de emails.

O Email Marketing, é maioritariamente utilizado para fortalecer a sua imagem, as suas vendas e a comunicação com o seu público alvo. A sua estratégia deve ser claramente definida e focada em objetivos. No entanto, nunca nos devemos esquecer que existe uma pessoa do outro lado!

Ficam aqui alguns conceitos que o ajudarão a implementar uma correta estratégia de Email Marketing:

    • Plataforma – A implementação de uma plataforma de automação de marketing personalizável e escalável, é deveras importante. Maioritariamente, deve focar-se em escolher uma plataforma que possibilite:
      • Gerir campanhas de Email Marketing,
      • Segmentar os seus contactos;
      • e reunir a informação importante sobre métricas de envio.
    • Gestão de leads/segmentação – A segmentação permite-lhe enviar o email certo, à pessoa certa, na hora certa! A plataforma deve recolher informações de como os seus contactos interagem com os seus conteúdos, registar essa atividade e segmentar os contactos de acordo com uma série de parâmetros estabelecidos.
    • Automação – Através da automação de campanhas de Email Marketing, pode facilitar a comunicação com o seu público alvo. De uma forma automática, e através da criação de workflows eficientes, uma plataforma com automação ajudá-lo-á a, mais uma vez, a enviar o email certo, à pessoa certa, na hora certa!
    • Teste A/B (A/B Testing) – Um teste A/B permite-lhe comparar variações do seu email, e determinar qual deles tem o melhor desempenho! No entanto, nunca corra um teste sem ter definido objetivos. Se correr um teste sem objetivos, não saberá que métricas analisar, nem de que forma poderá otimizar os seus emails.

Para que o Email Marketing seja eficiente, deve ter sempre em conta 3 fatores essenciais: a Segmentação; a Personalização; e a Análise! A informação deve ser relevante, de interesse, e destinada à resolução dos problemas do seu público-alvo.

E você… usa o email para comunicar com o seu publico alvo? Que tal começar a fazê-lo?!

Produção de Conteúdos (Content Marketing)

Produção de Conteúdos (Content Marketing)
Produção de Conteúdos (Content Marketing)

Para que a sua estratégia de Marketing Digital, focada em Marketing de Conteúdo, funcione… é necessário conteúdo!

O seu conteúdo deve, para além de atrair visitantes para o seu Website, focar-se na estimulação, orientação e, finalmente, na conversão, do seu público-alvo, em clientes.

A produção de conteúdo deve ser sempre focada nos tópicos, ou temas, sobre os quais o seu público-alvo tem interesse, sendo útil, coerente e relevante.

Se está a ponderar implementar uma estratégia de Marketing baseada na criação de conteúdo, mas não tem os recursos suficientes, nós podemos ajudar! De entre dos tipos de conteúdos mais usuais, destacamos:

    • Copywriting – Criamos e otimizamos o texto dos seus conteúdos, de forma a incluir termos que chamam a atenção do público-alvo, e também dos motores de busca (SEO).
    • O Vídeo – Nos dias de hoje, a produção de conteúdos em vídeo tem extrema importância para as empresas. Desde o desenvolvimento dos scripts, passando pelas filmagens, pós-produção, até à sua publicação, nós podemos ajudá-lo na produção do seu vídeo!
    • Fotografia – É importante utilizar imagens próprias e reais do seu negócio. Mas não precisa de se preocupar, fotografamos e tratamos as suas imagens!

Lembre-se… o Marketing de Conteúdo baseia-se na criação e comunicação conteúdo relevante, constante, coerente e de valor sem, necessariamente, estar diretamente a vender o seu produto. Foque-se na criação de valor e na sua reputação… Se necessitar de ajuda, pode sempre contar connosco!

Redes Sociais (Social Media)

Redes Sociais (Social Media)
Redes Sociais (Social Media)

As Redes Sociais são uma das formas mais fáceis de comunicação com o seu público. Assim, é cada vez mais importante a criação de uma estratégia de comunicação que aproveite as plataformas sociais, e que fomente a atração e fidelização do seu publico alvo.

“71% dos consumidores que têm uma experiência boa com a marca nas redes recomendam a marca para os amigos.” – in The Nielsen Company

Podemos afirmar que, para além de ser importante partilhar os seus conteúdos nas redes sociais, também, aqui, deve manter uma imagem coerente com o resto da sua comunicação digital. Neste âmbito, decidimos disponibilizar dois serviços essenciais:

    • Branding – Elaboramos os Media Kits necessários, para que a sua imagem mantenha nas redes sociais, a coerência que tem nas restantes Medias.
    • Publicações – Neste âmbito, publicamos e adaptamos os seus conteúdos às redes sociais, tendo em conta os formatos específicos que estas requerem.

E você, já está a aproveitar todo o potencial das redes sociais?!

Análise & Reporting de métricas (Analytics)

Análise & Reporting de métricas (Analytics)
Análise & Reporting de métricas (Analytics)

Independentemente da estratégia implementada (Email Marketing, Content Marketing ou Social Media Marketing), ou do canal que comunica (Website, Email ou Redes Sociais), a análise de dados é o que o vai ajudar a otimizar a comunicação e relação com o seu público-alvo.

Através da análise de dados conseguimos, para além de perceber se a estratégia implementada está a ter o efeito desejado, perceber:

    • O comportamento do público-alvo;
    • As tendências;
    • A conclusão de objetivos;
    • E eventuais otimizações a implementar.

Todos os serviços, descritos nesta página, são assim suportados por um relatório periódico e personalizado à realidade de cada caso. Trata-se de um relatório ligado diretamente à base de dados de cada canal, com análises comparativas, comportamento do website, eficiência das campanhas de email, entre muitas outras métricas. Conheça o software utilizado…

    • Power BI – Este software permite oferecer um relatório completamente personalizado e adaptado à sua realidade. Estes relatórios podem ser consultados tanto em Desktop como em Mobile ( Android | iOS ).

Como pode ver, a implementação de uma Estratégia de Marketing Digital é cada vez mais essencial! Partilhe connosco a sua opinião, sobre este assunto, e caso precise de ajuda, envie-nos uma mensagem.


* Este artigo meramente informativo e não dispensa uma análise minuciosa ao seu caso especifico. Para mais informações contacte-nos!