Construção Civil – Como controlar os custos com projetos?!

O setor da construção civil tem algumas particularidades ao nível da gestão que, por vezes, tornam difícil medir o que realmente se gasta.

Para gerir estes projetos de grande dimensão, é necessário haver um planeamento muito claro para todas as fases e um controlo rígido sobre prazos e custos, para evitar surpresas indesejadas, que impeçam a maximização do lucro… e é nos custos que nos vamos focar!

Efetivamente, algo que normalmente preocupa os gestores de projeto são os custos! Estes, devem ser geridos de forma eficiente e, para isso seja possível, é preciso que sejam registados de forma automática.

Para ilustrar esta questão, usamos um caso de uma empresa de construção, que tinha dificuldades em saber os custos reais dos seus projetos. Talvez a sua empresa se identifique com a situação.

Como posso controlar os custos com os meus projetos e tornar a minha empresa mais coesa?!

Analisemos a situação de uma empresa que tinha dificuldades na gestão dos seus projetos! A empresa em causa, começou a ter problemas em controlar todos os custos e proveitos dos seus projetos. Para além disso, a informação relativa aos projetos não era acessível de forma fácil nem por toda a organização.

Após uma análise a este problema, traçou-se um caminho de encontrar uma solução que permitisse maximizar o lucro dos projetos. Mas primeiro, traçaram-se alguns objetivos:

    • Poder registar de forma fácil todas as despesas e proveitos associados a cada projeto;
    • Aceder à informação de forma rápida e fácil por toda a organização;
    • Quadro geral da obra com estado, custos, proveitos e rentabilidade;
    • Acompanhamento do desempo a nível de prazos e custos;
    • Assegurar o cumprimento de todos os requisitos fiscais e legais.

A melhor solução para a empresa cumprir todos estes objetivos seria implementar um software de gestão completo, adequado à realidade do setor. Isto normalmente não acontece, pois, os softwares são desenvolvidos de forma geral, eliminando a possibilidade de existirem setores com necessidades particulares.

Felizmente, neste caso em particular, a Primavera dispões de um software especificamente desenvolvido para colmatar estas necessidades… o Primavera Construction! Efetivamente, após a implementação desta Solução Primavera, a empresa conseguiu superar as suas dificuldades!

Neste momento, conta com acesso a informação consolidada e em tempo real. Em qualquer momento, o departamento administrativo, pode ver os custos e proveitos de cada projeto. Isto tem impactos na produtividade global e liberta o pessoal administrativo de tarefas morosas.

O seu software permite-lhe ter todo este controlo sobre os projetos?! Um bom sistema deveria ser capaz de lhe facilitar a gestão, de tal modo que apenas se teria de preocupar em olhar os resultados e analisá-los. É o que acontece com o Primavera Construction.

Vejamos de seguida, 3 formas práticas que lhe permitem gerir os custos do seu projeto…

O que é que o meu software de gestão deve ser capaz de fazer?! – Conheça 2 formas práticas que ajudam na gestão de custos e do projeto!

Partilhamos consigo processos simples e práticos que o vão ajudar a controlar custos e a gerir o seu projeto.

1 – Criar projetos e associar documentos

Para criar um projeto, pode seguir os seguintes passos.

Após criar o seu projeto e classificar os documentos, é necessário introduzir no projeto todos os documentos que contribuem para uma boa análise de custos. Associar o projeto aos documentos é fácil, através dos seguintes passos.

Isto faz com que todas as linhas onde esteja identificado o projeto, contribuam para análise de custos e proveitos.

2 – Possibilidade de acesso a um painel de projetos

No painel de projeto, é possível analisar o estado, custos, proveitos e rentabilidade dos projetos, bem como proceder à criação de documentos associados.

Ao terminar esta tarefa, serão apresentados dois quadros que demonstram como os documentos afetam custos e proveitos.

Primavera Construction – Gestão eficiente de projetos e obras

O Primavera Construction, que é um sistema de gestão integrada para o setor da construção civil e obras públicas. Pode conhecer mais sobre este sistema aqui.

A parceria que a Datasolid tem com a PRIMAVERA permite-lhe oferecer os melhores softwares de gestão interna e a formação e assistência necessárias. Para que, juntos, possamos potenciar o seu negócio!

 

Faça uma gestão integrada dos seus projetos com softwares de gestão que lhe permitam, de forma fácil e intuitiva, ter uma visão real dos custos e proveitos! Contacte-nos para mais informações!


* Este artigo meramente informativo e não dispensa uma análise minuciosa ao seu caso especifico. Para mais informações contacte-nos!